Uma prova como você nunca viu.

Nadar de tênis? Correr com palmar e boia (pullbuoy) presos à perna? Sim, isso é possível no SwimRun. Na Hero SwimRun, o competidor começa e termina a prova com os mesmos equipamentos. Não tem transição. A competição é nova, surgiu há aproximadamente dez anos na Suécia, onde um grupo de amigos decidiu durante uma conversa de bar explorar as ilhas de Estocolmo nadando e correndo com tênis, apito, touca, roupa de borracha, palmar e pullbuoy.

A prova chegou ao Brasil em 2019 com a Búzios SwimRun (antigo nome da Hero SwimRun) e dependendo da edição pode oferecer até 4 distâncias para a escolha do atleta: SwimRun 6km (nível iniciante), 10km (nível intermediário), 23km e 40km (nível avançado). Exceto na prova de 6km, onde o atleta pode competir apenas na categoria SOLO, todas as outras tem tanto a categoria SOLO e DUPLA.

A categoria DUPLA representa o espírito de companheirismo do início ao fim. E diferente de outras provas, na Hero SwimRun os atletas deve largar e cruzar a linha de chegada juntos. Além de durante o percurso os atletas serem obrigados a competir próximos, podendo ficar no máximo a 10m de distância nos trechos de natação e 30m nos de corrida.

Em todos os níveis do SwimRun, em média, o competidor tem 20% de natação e 80% de corrida em trechos alternados. Isso quer dizer que ele começa na água, corre, volta para o mar, por uma trilha faz mais um trecho de corrida, nada novamente e por aí vai.

Diferentemente de competições que envolvem natação e corrida, nas quais o atleta faz a transição e troca de material, no SwimRun ele começa e termina com o mesmo equipamento. Não tira o tênis para cair na água, não tira o palmar para correr e mantém a boia presa à perna. Por questão de segurança, alguns equipamentos são obrigatórios:

  • Touca de natação
  • Colete da prova
  • Apito
  • Tênis
  • Pullbuoy
  • Palmar

Todos são essenciais no processo de flutuação no mar. Os competidores ainda podem optar por equipamentos opcionais como:

  • Pé de pato
  • Mochila
  • Colete salva-vidas
  • Luvas

Lembrando que devem carregar o tempo todo na corrida e natação tudo que usarem na largada. É proibida a ajuda externa.

Além das provas de SwimRun, a Hero conta também com a Kids, corrida na areia para introduzir a criançada de 0 a 13 anos na prática esportiva.

Opções e desafios para toda a família e todo o tipo de atleta. Vem com a gente pra Hero SwimRun!